quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Fibras têxteis: Novas alternativas!

         As pesquisas não cessam em busca de novas alternativas por materiais funcionais. Wendlin Stark é professor titular do Departamento de Quimia e Biociências na ETH Zurich, tem seu trabalho concentrado em pesquisas nesta área. A ultima novidade do professor, é o aproveitamento de partes descartadas de animais como porcos, ovelhas e vacas, que são abatidos para o consumo da carne. Stark desenvolveu fibras de toque excelente, semelhante ao cashmere. A partir da gelatina que é extraída do colágeno que vem da pele, ossos, ligamentos e tendões destes animais, o professor constrói esta nova fibra. Ou seja, partes destes animais que são descartadas, podem ser reaproveitadas. Através destas pesquisas o professor desenvolveu uma lã nobre de toque super suave com alta qualidade, apartir desta proteína que é extraída da gelatina destes animais. A má noticia é que para ativar esta gelatina e transformar em lã, ainda é necessário um banho químico.  Os seus alunos, já construíram uma máquina para automatizar este processo. Com isso, foi possível produzir matéria prima para a confecção de uma luva para teste.


A equipe de Stark, questiona a quantidade de materiais têxteis que são produzidos por ano, mais de 90 milhões de toneladas. Fazendo um comparativo, são descartados mais de 25 milhões de toneladas destes resíduos dos matadouros todo ano. Parece obvio, que se  busque um aproveitamento importante e produtivo para estes resíduos.
A ultima informação, é que o professor esta em fase de teste de qualidade da fibra, buscando toque semelhante a lã Merino e Cashmere.

Para ler a noticia com mais profundidade, acesse os links abaixo:

https://atsolutionssc.com/luxury-wool-made-from-leftover-animal-parts/#.VdJQ27JViko

http://www.wired.com/2015/08/luxury-wool-made-leftover-animal-parts/

https://www.ethz.ch/de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário